05 maio 2011

Diretora Adriana Braga participa da reunião da Comissão Municipal de emprego.


Participaram da reunião os membros da Comissão: Marcos Tadeu Ferreira (presidente), Jean Gabriel Velloso (secretário-executivo), Fabiana Golz Pereira (diretora da ETEC e representante do Governo do Estado), Paulo Roberto Santana Dias e Thais Katiusca (Siemaco), Wilson Roberto dos Santos e Luiz Carlos dos Santos (Sispumi), Eliseu Braga Chagas (Associação Comercial), Renata Freijo Rodrigues (Associação dos Engenheiros).
O encontro foi acompanhado também pelo secretário municipal de Administração, Douglas Luis Rodrigues, pela diretora do CETPI, Adriana Braga e pela coordenadora da Fundação Casa, Margareth de Barros.
A próxima reunião da Comissão Municipal de Emprego acontece no dia 3 de junho, em local e horário ainda a serem definidos.



Forssell pede à Comissão Municipal de Emprego mapeamento da mão de obra
Atento à demanda por mão de obra qualificada no Município, o prefeito João Carlos Forssell determinou hoje à Comissão Municipal de Emprego que formule um mapeamento das carências registradas atualmente na economia local. A reunião, realizada no Gabinete, foi a primeira após a nomeação da nova composição da comissão, que tem como presidente pelo próximo triênio o coordenador do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itanhaém (PAT), Marcos Tadeu Ferreira. O prefeito acredita que com um levantamento apropriado ficará mais fácil ao poder público investir em novos cursos e programas de qualificação. “Sabemos que tem emprego. E isso em todos os ramos de atividade. Sabemos também que boa parte das vagas não é preenchida porque falta ao trabalhador a qualificação mínima exigida”, afirmou durante o encontro.
O prefeito apontou para a necessidade de atuação conjunta a partir de agora entre o poder público e a sociedade civil na formulação dos programas. “Além da iniciativa privada, que já se mostrou receptiva à proposta, temos a Prefeitura com toda a sua estrutura, o governo do Estado, através da Escola Técnica e dos recursos da Secretaria Estadual do Emprego. Também contamos com a União, que pode repassar recursos para o terceiro setor, que é onde entram as entidades e organizações não-governamentais radicadas em Itanhaém”.
Forssell citou que a carência de mão de obra não é uma reclamação apenas dos empresários. “Também enfrentamos este problema nos concursos e processos seletivos da Prefeitura. Estamos com dezenas de obras públicas em andamento e as construtoras relatam diariamente a dificuldade que têm para contratar trabalhadores. Muitas delas estão importando mão de obra, ou seja, trazendo pessoas de fora para trabalhar aqui”.
O prefeito lembrou a todos que esse período é inédito na Cidade porque a economia local cresceu de modo bastante consistente nos últimos sete anos. “É o cenário que almejamos: uma cidade com economia forte. Só não contávamos com este apagão de mão de obra. Tem emprego pra todos. Mas não temos trabalhadores qualificados. Por isso determinamos a imediata recomposição da Comissão de Emprego e sua atuação efetiva para resolver essa questão”.
O presidente da Comissão, Marcos Tadeu, anunciou que Itanhaém passou a integrar desde a última semana o programa Time do Emprego, da Secretaria Estadual do Emprego. O projeto visa qualificar e atender os perfis exigidos pelos empregadores do Município. Lembrou também que o PAT de Itanhaém ocupa a segunda posição no ranking da Baixada Santista em encaminhamento e colocação de trabalhadores, há mais de um ano.
O presidente da ACAI, Eliseu Braga Chagas, garantiu que a entidade definiu 2011 como o ano da qualificação profissional e está empenhada em viabilizar programas e cursos para os trabalhadores. “A parceria do poder público com os empregadores é a forma mais sensata para atender as exigências do mercado de trabalho”.





Noticia publicada no site Oficial da Prefeitura

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...